logo

Reserva do Cabaçal

Grileiros invadem fazenda descumprindo decisão judicial no interior de MT


Por Ferreira Júnior

img


Um grupo de aproximadamente 60 pessoas invadiu a Fazenda Itaguaíra, desobedecendo e desafiando a Justiça.  Uma Decisão Judicial obtida pelo proprietário prevê multa diária de mil reais e determina que eles mantenham 10 quilômetros de distância da propriedade, que é uma área de terra escriturada e produtiva.

Atualmente, a área de terra invadida não pertence apenas a um proprietário. Cerca de 30 pessoas adquiriram pequenas áreas da fazenda. Conforme eles, o grupo de grileiros que alegam ser sem terras é formado pela grande maioria por pessoas que jamais podem ganhar terra, como por exemplo, funcionários da Prefeitura, aposentados, alguns sitiantes do Município de Reserva do Cabaçal, que colocaram suas propriedades em nome de laranjas para se beneficiarem.


Conforme os proprietários, várias pessoas que já ganharam terras do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) venderam e participam da ação, inclusive beneficiários dos assentamentos Che Guevara, Santa Rosa e outros. Vários proprietários informaram terem sidos procurados diversas vezes por pessoas que estavam organizando a invasão, e os mesmos pediram propina no valor de 80 mil reais para impedir que a terra fosse invadida.

De acordo com os proprietários, os invasores afirmam que quantas vezes forem despejados retornarão, pois sabem que nada lhes acontecerão. Eles impediram que uma guarnição da Policia Militar entrassem no local para realizar checagem das pessoas. Questionados sobre um líder do movimento e diante da ilegalidade da ação, os grileiros informaram não ter um líder.

Os proprietários que adquiriram pequenas áreas no local informaram que vão entrar com Ação na Justiça para responsabilizar criminalmente os invasores, principalmente aqueles que não enquadram na reforma agrária, com possível pedido de cancelamento de benefícios de aposentados que estão participando da invasão.

Foto: Colaborador Popular Online

MIRASSOL D’OESTE

Vereadores do PL são intimados a votar pela derrubada da VI de R$ 4,4 mil: “atentado à moralidade”

A Verba Indenizatória (VI), criada em maio deste ano, foi aprovada por todos os vereadores, mesmo sob protestos da população.


GUERRA CONTRA O TRÁFICO

Em 10 anos, apreensões de drogas aumentaram 646% em Mato Grosso, diz Sesp

Volume de entorpecentes retirado de circulação saltou de 2,6 toneladas no primeiro semestre de 2015 para 19,6 toneladas no primeiro semestre de 2025


SAÚDE PÚBLICA

Prefeitura de Lambari d'Oeste irá construir nova unidade de saúde

"São os impostos que vocês pagam, que estamos revertendo em obras para o povo lambariense", disse o prefeito Marcelinho da Bem Star.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.